8. Fazendo o SIN/NAS e tentando nos inscrever para o OHIP (plano de saúde público provincial)

by 6:56 PM 0 comments

No dia 21 de abril, dois dias após nossa chegada e já um pouquinho mais descansados, fomos ao bureau do Service Canada e Service Ontario para fazer nosso Social Insurance Number ou Numéro d'Assurance Sociale e tentar nos inscrever para o OHIP (plano de saúde público provincial de Ontario).

O SIN/NAS possui nove dígitos (organizados em três grupos com três algarismos cada - por exemplo 123-456-789), e é fundamental para se poder trabalhar legalmente no Canadá e ter acesso aos programas e benefícios do governo. Os cidadãos canadenses natos recebem esse número no ato do seu registro de nascimento; os residentes permanentes/cidadãos naturalizados e certos tipos de pessoas com visto temporário de estudo ou trabalho também devem tê-lo. Os turistas e os residentes indocumentados no país não têm direito a um SIN/NAS.

Para o residente permanente, a obtenção desse código constitui a primeira coisa a se fazer após o landing. Esse serviço é gratuito e a pessoa deve comparecer pessoalmente a um dos postos de atendimento do Service Canada - você encontra o endereço mais próximo de você nesta página - e solicitá-lo munida dos seguintes documentos:

- Residentes Permanentes: COPR (Confirmation of Permanent Residence) e passaporte;

- Pessoas com visto temporário de trabalho: Work Permit emitido pelo Citizenship and Immigration Canada e passaporte;

- Estudantes estrangeiros: Study Permit emitido pelo Citizenship and Immigration Canada, com autorização expressa para o seu portador aceitar um emprego ou trabalhar no Canadá e passaporte.

O dígito inicial do SIN/NAS, usualmente, indica a província na qual foi emitido e até mesmo a condição de residente temporário. Dessa forma,

- o número 1 representa as províncias atlânticas: Nova Scotia, Prince Edward Island, New Brunswick, Newfoundland and Labrador;
- os números 2 e 3 representam a província do Québec;
- os números 4 e 5 representam a província de Ontario (exceto a parte noroeste);
- o número 6 está associado às províncias e territórios das Pradarias: a parte noroeste de Ontario, Manitoba, Saskatchewan, Alberta, Nunavut e os Territórios do Noroeste;
- o número 7 representa as províncias e territórios do Pacífico: British Columbia e Yukon;
- o número 9 é aplicado aos residentes temporários.

O procedimento para obtenção do SIN/NAS é muito simples e não dura mais do que 15 minutos. O atendente verifica os documentos, insere os dados da pessoa no sistema e emite um papel onde está registrado o número. A partir daí, a pessoa está autorizada a trabalhar e participar dos programas e benefícios do governo canadense!

No nosso caso, estivemos no bureau da Ottawa City Hall (Prefeitura de Ottawa - 110 Laurier Avenue West) onde o Service Canada e o Service Ontario dividem o mesmo local. Pretendíamos ir também ao órgão provincial para solicitar a inscrição no OHIP (Ontario Health Insurance), ou seja, o plano de saúde público provincial. No momento do landing, recebemos folhetos e informações sobre os dois procedimentos.

Passamos por uma triagem inicial, e a funcionária nos encaminhou primeiro para o Service Ontario. Esperamos num grande hall onde há, inclusive, Wi-Fi gratuito! Porém, quando fomos chamados, a funcionária disse que não poderia nos inscrever naquele momento no OHIP: já tínhamos o contrato de aluguel por um ano fechado, mas a data de início seria 1o. de maio. Ainda estávamos no apartamento temporário alugado pelo Airbnb, e portanto só seríamos considerados oficialmente como residentes em Ontario após aquela data.

Mas não saímos do local de mãos vazias, pois não havia qualquer objeção para obtermos nossos SIN/NAS! Passamos então para os guichês do Service Canada. Não pudemos ser atendidos juntos, o que seria ideal pelo fato de eu poder servir como intérprete para a Thaisa se necessário. Fui chamado primeiro, e fui atendido por uma funcionária de imensa simpatia chamada Jane. Ela verificou que meu aniversário estava chegando e disse: "Então serei a primeira pessoa a lhe dar um Happy Birthday, além do Welcome to Canada!" A Thaisa foi atendida por um rapaz no guichê ao lado. Em poucos minutos estávamos saindo de lá com nossos novos números!

Quanto ao OHIP, retornamos ao Service Ontario no dia 1o. de maio, mas isso é assunto para um próximo vídeo e uma próxima postagem! Logo abaixo, deixamos links com informações importantes para você... Este é o Vida Que Segue, e você segue com a gente!

SIN - Service Canada: http://www.servicecanada.gc.ca/eng/sc/sin/ (inglês)
NAS - Service Canada: http://www.servicecanada.gc.ca/fra/sc/nas/index.shtml (francês)

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment