9. Sparks Street Poutine Festival

by 10:54 AM 0 comments

No dia 24 de abril, visitamos o Sparks Street Poutine Fest no centro de Ottawa! Até porque falou em poutine, a Thaisa está dentro... ou melhor, estamos dentro... eu não como tanta poutine como a Thaisa mas gosto muito desse prato.

A poutine é considerada um dos pratos típicos do Canadá e periga ser o mais famoso deles! Surgida na província do Québec por volta de 1957, ela é geralmente composta por uma generosa porção de batatas fritas com cobertura de queijo derretido e molho de carne. Pode sofrer as mais diversas variações a partir daí e é encontrada por toda parte no leste do Canadá. Tanto em fast-foods (até no McDonald's) como em restaurantes e trailers (food truck). Há até estabelecimentos especializados em poutine: as poutineries.

As poutines de Montréal são célebres e vivem nas páginas dos guias de viagem e gastronomia, mas há outras excelentes por toda parte (inclusive em Ottawa).

Há vários festivais da poutine pelo país e logo que chegamos a Ottawa aconteceu o Sparks Street Poutine Fest. A Sparks Street é uma rua bem próxima ao Parlamento do Canadá, e está fechada ao tráfego de carros em quase toda a sua extensão. É, portanto, uma deliciosa rua para pedestres. No verão, os bares e restaurantes colocam mesas sobre as calçadas e as pessoas ficam por ali curtindo o momento. Exatamente por essa configuração, a rua pode receber os festivais de rua e seus equipamentos. Os food trucks podem ser levados e estacionados por ali, e foi exatamente o que ocorreu para esse festival. Vários deles estavam por lá servindo poutines dos mais diversos tipos. Tratamos de escolher as nossas. Eu, procurando sempre experimentar coisas novas, peguei uma Halifax Donair Poutine num ônibus de dois andares convertido em food truck, enquanto a Thaisa preferiu uma bacon cheeseburger poutine em outro local.




Além de saborear deliciosas poutines, tivemos o privilégio de assistir aos shows de artistas locais num palco improvisado na própria Sparks Street. O cantor TJ Morrison estava se apresentando no momento e fez excelentes rendições de canções de Eric Clapton e dos Beatles (nos trazendo a lembrança de nosso amigo beatlemaníaco mineiro Jeová Guimarães, que chama sua banda favorita de OS MELHORES).

Estava fazendo muito frio naquele dia e voltamos correndo para casa, pois não estávamos muito bem agasalhados para as condições. Mas as poutines, que são bons alimentos para um clima mais frio, desceram muito bem!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment