15. Aluguel do Primeiro Imóvel em Ottawa - Regiões desaconselháveis para morar

by 10:29 AM 7 comments

IMPORTANTE: os dados apresentados neste post não representam a opinião pessoal do autor, mas o resultado de pesquisa em jornais, sites e fóruns de Ottawa.

Como toda cidade, Ottawa tem problemas e há algumas regiões da cidade onde não é aconselhável morar. Não é difícil descobrir quais são: basta conversar com algum morador da cidade e procurar notícias sobre crimes nos websites dos jornais Ottawa Sun e Ottawa Citizen.

São apenas umas poucas regiões compreendendo umas poucas ruas. Mas considerando apenas os anúncios de imóveis, os preços são tentadores. Para os brasileiros, que precisam converter reais (1 CAD = R$ 2.50 no câmbio comercial... que nunca é praticado para transferências ou compras de dinheiro) e geralmente não vêm empregados e não sabem quando e onde vão começar a trabalhar, esses valores são tentadores. Mas esqueça essas regiões. Não vale a pena considerá-las. Quer saber por quê? Lá vai:

http://www.ottawasun.com/2015/04/08/gunshots-fired-into-lowertown-home
http://www.torontosun.com/news/ottawa/2010/10/09/15641761.html
http://www.ottawasun.com/2015/06/25/police-probe-shooting-incident-near-walkley-rd
http://www.ottawasun.com/2015/07/14/ottawa-police-at-scene-of-shooting
http://www.cbc.ca/news/canada/ottawa/guns-and-gangs-unit-probing-3-shootings-in-12-hours-1.1343005

Observadas neste mapa de Ottawa, essas regiões desaconselháveis estão destacadas com caveiras. Veja:


Em comum, essas regiões apresentam dois elementos:

- moradias sociais, ou seja, projetos habitacionais onde pessoas de baixa renda encontram um abrigo ou uma residência a baixo custo. Apresentam-se sob a forma de condomínios de casas geminadas ou prédios de apartamentos. Para um brasileiro, ver essas construções não traz uma ideia de "pobreza" ou "perigo". Mas, com alguma experiência, dá para sentir o clima carregado que há por ali.
Embora as moradias sociais sejam geridas por organizações aparentemente sérias e representem tentativas muito bem-intencionadas de redução dos "guetos urbanos", não raro acabam dominadas na prática por gangues, traficantes e outros tipos de meliantes. Com isso, volta e meia ocorrem crimes por lá.
Vale ressaltar que nem todas as moradias sociais representam perigo ou estão em regiões perigosas, mas as regiões perigosas apresentam moradias sociais. Ou seja: "moradia social" não é sinônimo de "perigo" sempre, mas essa associação PODE ocorrer aqui ou ali;

- forte presença de refugiados e imigrantes pobres, independente de nacionalidade ou raça. Muito embora haja um significativo número de somalianos nessas regiões, o envolvimento com o crime não é tão associado a grupos homogêneos. E há canadenses natos e "quatrocentões" envolvidos com o submundo e com o crime;

- significativo uso/tráfico de drogas pesadas e grande incidência de pessoas com problemas mentais.

É importante enfatizar que o tamanho maior de uma das caveiras não significa que a região associada seja mais perigosa. Mas sim de maior extensão geográfica. Vamos a cada uma, então:


1. LOWERTOWN EAST: é a região compreendida entre a Rideau Street (ao sul), a King Edward Avenue (a oeste), a Cobourg Street (leste) e a Old St. Patrick Street (ao norte).

O famoso Byward Market está situado em Lowertown West, para lá da King Edward. Do outro lado de Lowertown, portanto. Apesar de abrigar uma pequena cracolândia e receber mendigos, prostituição e tráfico/uso de drogas, é uma região bem mais segura exatamente por ser um cartão-postal da cidade. Porém, Lowertown East não tem nada de turístico nem de charmoso e parece uma região jogada para baixo do tapete no núcleo central de Ottawa. No meu entender é a região mais perigosa da cidade porque está no núcleo central, numa região com muito trânsito de pessoas desavisadas a pé. Sem querer, você pode acabar passando perto. A Rideau Street, que é segura, está a poucos metros de distância e nada mais é do que a rua do Parlamento do Canadá, só que ela muda de nome após o Rideau Canal. Basta você andar desavisadamente um quarteirão a partir de uma rua importante e bem movimentada para encontrar problemas.

A existência de uma conhecida moradia social nas ruas Friel e Beausoleil contribui em muito para os problemas da região. Os moradores, como eu mesmo pude testemunhar quando fui agredido (e desavisadamente eu estava exatamente na Friel com Beausoleil, atraído por um gramado nos fundos da York Street Public School), desdenham da polícia dizendo que "ela não entra aqui".

Na verdade, você não tem absolutamente nada a fazer nessa região a não ser visitar alguém que mora lá ou cruzá-la a caminho de outra região. Não há um restaurante, não há comércio, o transporte público não passa pelas ruas (ele margeia o bairro)... então o que você vai fazer por lá?


2. VANIER: famosa região ao leste do centro, situada entre o Rio Rideau e o St. Laurent Boulevard. Tal como Lowertown East, durante muitos anos foi habitada por canadenses francófonos mas o baixo preço dos imóveis atraiu imigrantes das mais diversas nacionalidades. Por ser grande, tem partes melhores do que outras (como a parte situada logo ao norte da Montreal Road e algumas partes de Overbrook, ao sul). Porém, a região entre a Montreal Road e a Coventry Road (onde ficam o Canadian Tire e o Best Buy) é considerada barra pesada.

Vanier vem atraindo muitos jovens e estudantes, e desperta amor e ódio. Há quem diga nos fóruns de Ottawa que mora lá e nunca viu nada... porém ainda não convém arriscar, na minha opinião. Ainda mais se você vem do Brasil com sua criminalidade...


3. HEATHERINGTON PARK (WALKLEY ROAD): região na parte sul de Ottawa, onde fica um dos dois DriveTests da cidade (região segura, mas é bom tomar cuidado à noite porque o DriveTest só funciona até as 17 horas). Há algumas moradias sociais na região e imóveis de locação mais barata, o que atrai imigrantes caribenhos, africanos e do Oriente Médio. Especificamente sobre essa região, leia aqui.


4. REGIÃO DO BAYSHORE MALL: dentre todas é a mais distante do centro. Se você mora no centro, muito provavelmente só irá até esse shopping, que é considerado um dos maiores de Ottawa, se não o maior. Para variar, possui uma moradia social...


5. CALDWELL ROAD: fica também na região oeste da cidade, na área de Nepean. Próxima à Merivale Road e à Baseline Road, o que há por lá? Se você pensou "moradia social"... bom, acertou!


Não quis ser pessimista ou desanimador neste post/vídeo, como afirma a lendária Marlene (kkk), mas sim mostrar a REALIDADE de Ottawa como uma cidade ótima para viver (das melhores) mas que tem problemas como qualquer uma e portanto não é o paraíso. E mostro as regiões onde não é recomendável morar por aqui. Como diz a imigrante/corretora Rosa da Silva, "uma das grandes dificuldades para o imigrante recém-chegado é saber em que áreas da cidade é seguro morar e que locais são considerados mais perigosos." Dessa forma, quero encurtar o seu caminho em Ottawa! Certo? É isso! Este é o Vida Que Segue e você segue com a gente!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

7 comments:

  1. Apesar de algumas coisas não tão legais, estamos curtindo bastante todas as suas experiências. Queremos ir para Vancouver ano que vêm.

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    Abraços,
    Dan & Jo

    ReplyDelete
  2. Olá, boa tarde, estou adorando seu blog! Quais as localizações mais aconselhadas para morar com crianças?
    Abraços,
    Nivia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Nívia! Então... muitas pessoas falarão de bairros distantes e subúrbios como os melhores locais para viver com crianças em razão de tranquilidade, segurança e espaço. Mas eu não compactuo com isso porque acredito que possuir um carro deve sempre ser uma opção e não uma obrigação... sem falar que as maiores causas de mortalidade infantil por aqui são relacionadas ao trânsito e não à violência urbana. Os acidentes ocorrem nos subúrbios. Enfim: creio que a área central de Ottawa, representada pelos bairros de Centretown, Golden Triangle, Glebe, Old Ottawa South, Sandy Hill, Lowertown West, Hintonburg e Westboro seja a melhor pedida. Há ótimas escolas, ótimos parques e centros para recreação infantil e a criança aprende mais rápido a se virar num ambiente urbano, além de não ficar presa em casa dependendo de papai e mamãe para levá-la de carro por toda parte. Aos 13, 14 anos, ela já pode fazer várias coisas sozinha, a pé ou de ônibus, que não faria nos subúrbios. Acho que o centro prepara melhor a pessoa para a vida do que a vida ilusória de subúrbio. Um abraço!

      Delete
  3. Sempre acompanho os vídeos de vocês! Ótimas dicas! Muito obrigada! Continuem! :)

    ReplyDelete
  4. Olá Alexei, gostaria de saber o que você acha das imediações do Algonquin College, pois minha esposa estará indo estudar com minhas duas crianças e não poderei acompanhá-las. Você acha que é um bom bairro?

    ReplyDelete
  5. Olá Alexei, Gostaria de saber sua opinião sobre as imediações do Algonquin college. Você acha uma boa área para quem tem crianças?

    ReplyDelete
  6. Olá Alexei, parabéns pelo seu blog, pois é uma ferramenta que ajuda muito a todos nós interessados em tópicos sobre o Canadá.
    Você saberia se a região onde fica o Algonquin college é uma boa vizinhança para moradia com crianças? Grande abraço.

    ReplyDelete