16. Busca do seu primeiro imóvel no Canadá: sites com anúncios!

by 5:58 PM 2 comments

Dando sequência à nossa série sobre locação do seu primeiro lar no Canadá, apresentamos agora as principais ferramentas para busca de imóveis no país pela Web! Ao longo do nosso processo de imigração, enquanto ainda estávamos no Brasil, eles nos foram muito úteis! Durante uns dois anos, pesquisávamos quase diariamente para saber como são os imóveis por aqui, e, também a partir do que experimentamos em nossas duas visitas, fomos formando as nossas preferências.

Você pode alugar um imóvel no Canadá com a ajuda de um corretor de imóveis (realtor), diretamente do proprietário ou ainda de empresas que administram propriedades para locação. Os corretores de imóveis representam a segurança de fazer tudo conforme a lei e com documentação para proteger todas as partes envolvidas. Já o contato direto com os proprietários pode lhe permitir uma fluidez maior na negociação; finalmente, as propriedades de locação podem representar a via mais fácil para um newcomer ainda desconhecido e sem histórico de crédito no país.

Não é impossível você fechar um contrato de locação, inclusive através de realtors, ainda estando no Brasil. Isso depende de alguns fatores que serão melhor dissecados em posts futuros, então calma! Por enquanto, apresentamos as ferramentas de busca pelas quais você pode pesquisar à vontade para encontrar seu imóvel! É importante lembrar que muitas pessoas acabam, ao chegar aqui, saindo pela rua e contactando proprietários através de placas de "aluga-se" colocadas diante dos imóveis. No entanto, há uma farta oferta de imóveis nos seguintes diretórios:

1. Realtor (http://www.realtor.ca) : os corretores de imóveis canadenses, que devem credenciar-se junto à associação de classe da respectiva província após cumprirem uma série de pré-requisitos, trabalham em torno de um sistema unificado de listagens: o Multiple Listing Service (MLS). Ele é nacional e todas as entradas podem ser acessadas através desse site. Cada uma terá o seu código e estará vinculada ao corretor responsável pelo anúncio.
Locações feitas através de corretores não são muito comuns no Canadá em razão das comissões devidas, o que obviamente significa menos dinheiro no bolso do proprietário no final das contas. A oferta será maior em cidades com mercado mais aquecido e para imóveis de melhor padrão ou de maior procura (por exemplo, os situados próximos a universidades).

2. Kijiji (http://www.kijiji.ca) e Craigslist (http://www.craigslist.org): são diretórios de anúncios gratuitos, semelhantes ao "Balcão" brasileiro, onde os próprios proprietários, corretores ou empresas especializadas anunciam imóveis. No caso dos proprietários, que não podem oferecer seus imóveis no Realtor sem a interferência de um corretor profissional, esses sites acabam sendo uma excelente pedida. Não são especializados em imóveis; nesses sites anuncia-se de tudo, mas as seções de imóveis são bastante movimentadas.
Convém tomar cuidado com os anúncios, pois principalmente no Craigslist há golpes sob a forma de imóveis oferecidos a preços muito abaixo da média do mercado. Muitos brasileiros, inclusive, acabam caindo nesses golpes por buscarem imóveis baratos para fazer valer os nossos tão sofridos e enfraquecidos reais convertidos. Porém, não há almoço grátis e pesquise muito bem para verificar qual é a média de preço para imóveis situados na região que você deseja e com aquelas determinadas características. Um preço muito inferior pode significar problemas na certa.

3. Empresas Administradoras de Propriedades de Aluguel: no Canadá, há ainda as propriedades de aluguel. Elas são muito semelhantes aos apart-hotéis do Brasil mas oferecem diversos tipos de imóveis: desde studios até townhomes e casas. Esses imóveis podem ser mobiliados ou não, e há opções mais e menos luxuosas. Em Ottawa, as propriedades com um nível de conforto maior (leia-se "lavadora e secadora dentro do apartamento", o que é muito prezado pelos brasileiros e brasileiras) são raras. Nem sempre as propriedades estão em bom estado. Mas há diversas opções e empresas (Minto, CLV Group, Osgoode, etc.) atuando no mercado, e o processo de locação dos imóveis é bem mais simples do que nos outros casos. Há menos exigências e as restrições enfrentadas por imigrantes recém-chegados não representam um empecilho tão grande. Contudo, a busca por um imóvel desse tipo pode ser confusa pois cada empresa tem seu site próprio. Uma boa opção seria verificar as listagens do site http://www.gottarent.com . Se não conseguir acessá-lo diretamente do Brasil em razão das infames restrições geográficas da internet, instale o plug-in Hola.

No próximo episódio dessa série "locação de imóveis", trataremos da nossa própria experiência! Finalmente! Então esperamos você aqui no blog Vida Que Segue e também no nosso canal do YouTube! E você segue com a gente!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

2 comments:

  1. Olá!
    O blog do self-employed já era massa, por ser tão rico em informações sobre um processo pouco divulgado, e agora esse aqui está melhor ainda, falando com detalhes sobre Ottawa, uma cidade super bacana, mas, que pouco comentada entre os brasileiros!
    Sei que vocês chegaram a pouco tempo, mas, se fosse possível, adoraria ver um post sobre uso do francês em Ottawa, se a vida é mais difícil pra quem não fala. Em questões de emprego, por exemplo, vejo muito na internet as pessoas falarem que quem não é bilíngue fica em desvantagem!
    Obrigada, pessoal, torço para que continuem relatando suas aventuras e nos ajudando a planejar nossos caminhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigado pela visita e pelos comentários!
      Sobre o francês, farei uma postagem sim. Na verdade, Ottawa é uma cidade bem bilíngue e em algumas regiões o francês está MUITO presente e não é difícil encontrar pessoas falando a língua. Há muitos serviços em francês e a University of Ottawa oferece vários cursos em língua francesa. O Québec está a uma ponte de distância e dá para ir a pé até Hull/Gatineau! Um abraço!

      Delete