Vítima de Violência no Canadá (Assault)

by 9:17 PM 8 comments

Vou interromper nossa programação normal para falar de uma coisa que realmente não gostaria, mas é necessária para mostrar o Canadá como ele realmente é e não como um paraíso dourado... o que ele definitivamente não é.

Sei que um post como este pode não receber tantas curtidas e tampouco apresentar o mundo cor-de-rosa que você espera, ainda mais com a violência do Brasil... mas decidi compartilhá-lo para você saber que mesmo com os baixos índices de criminalidade há violência no Canadá sim. E fazer ideia de como ela se apresenta.

Filmando para o nosso canal no YouTube num gramado público de Ottawa, a 50 metros de uma rua com grande movimento, fui atacado por uma mulher imigrante (provavelmente africana ou caribenha). Ela me agrediu nas mãos, provavelmente tentando derrubar minha câmera, e continuou me ameaçando. Não tenho certeza mas tive a impressão de que ela tentou atirar objetos em mim. Ela gritava e, dentre outras coisas de baixo calão, saiu me chamando de racista...

Pode ser que ela tenha pensado que eu a estivesse filmando ou estivesse filmando sua casa. Mas não: eu estava filmando a mim mesmo.

Pego de surpresa, preferi não retribuir a agressão mas telefonei para a polícia. Enquanto isso, um homem que apareceu por lá continuou me ameaçando e disse com desdém que "a polícia não entrava ali". Os dois entraram em um prédio de apartamentos.

Tanto agredir ("assault") como ameaçar alguém são crimes previstos no Código Criminal do Canadá e estão entre as modalidades mais frequentemente vistas em Ottawa. Crimes graves como homicídios são raros por aqui. Mas o uso de drogas e bebidas alcoólicas, além da pobreza e de outros problemas sociais ainda inadequadamente resolvidos, pode criar alguns problemas.

A polícia chegou rapidamente. Dois policiais, um homem e uma mulher, cada um em um carro. Eu me identifiquei, expliquei o que houve e mostrei-lhes o vídeo que tinha feito. Onde o ataque aparecia com clareza. Nesse momento, a mulher que me atacou saiu do prédio e eu a identifiquei; os policiais me pediram para ir embora e foram ter com ela. Dei uma volta no quarteirão, andando para tentar me acalmar, mas vi os carros da polícia indo embora sem ninguém preso.

Eu confesso que fiquei decepcionado, porque me pareceu que a mulher não foi punida. E com isso ficaria livre para agredir e ameaçar outras pessoas. Da mesma forma, percebi que pode haver alguns locais na cidade por onde não se deve passar. Infelizmente! Esse tipo de sensação é comum no Brasil, e ao chegar aqui pensamos ter algum alívio. #Soquenao é 100% ideal. Explico-me: embora em quantidade bem menor do que nas grandes cidades brasileiras, há violência em Ottawa. E há algumas regiões da cidade onde não é conveniente estar. Onde está o ser humano, poderá existir violência. E, embora Ottawa seja uma ótima cidade, está longe de ser o paraíso.

Não se preocupem: estou bem, não me machuquei, não tive nada roubado. Só ficaram a raiva e a decepção, que, espero, passarão logo. Vida que segue.

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

8 comments:

  1. Casal, muito bom o vídeo e o post! Moramos em Winnipeg, no Canadá tb e temos um canal no youtube assim como vcs. Nosso último vídeo falamos sobre os problemas daqui, assim como esse que vc sofreu... Muitos Brasileiros não gostaram, gerou bastante discussão! A verdade é que o Canadá é muito bom, mas não é perfeito! Aqui tb temos áreas a serem evitadas e existem crimes sim! Os Brasileiros que acham que aqui é o paraíso irão se decepcionar rapidinho! Abs e boa sorte nessa nova etapa de suas vidas. Conhecemos Ottawa e achamos a cidade linda! Abração Lu e Will.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá e desculpem pela demora! Winnipeg parece ter problemas com gangues de aborígenes. E peca por ser isolada de tudo. Com isso, muitas pessoas acabam não gostando daí. Fato é que toda mudança para um outro país envolve aspectos inesperados. Atualmente, há uma tendência entre os brasileiros de pensar que o Brasil é um dos piores lugares do mundo e que qualquer país de primeiro mundo representa o paraíso. Não é bem assim! Fora isso o Canadá não é Miami ou Orlando e ninguém vai encontrar o Mickey por aqui. É muito diferente dos Estados Unidos. Além disso, há os que pensam que por já terem uma vivência no Brasil não terão dificuldades em conquistar uma carteira de habilitação, um emprego na área de formação... e não é bem assim! Por essas e outras digo que a imigração é para os fortes! Abraço pra vocês!

      Delete
  2. Olá casal! Lamentável o incidente! Nenhum lugar é perfeito, estamos sujeitos a esse tipo de coisas em todos os lugares né?! Mas tudo é aprendizado e vida que segue!!
    Abraços,
    Mari e Vitor

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Mari e Vitor! Sim, de fato foi lamentável e incômodo mas a ordem é fazer a vida seguir e em 99% do tempo as experiências aqui vêm sendo muito boas! A chave é saber que estamos recomeçando e voltamos para a condição de aprendizes! Um abraço!

      Delete
  3. Horrível! Em que região aconteceu isso?

    ReplyDelete
  4. Se eu conta quantas vezes isso e coisas piores acontecem por aqui no Brasil.. passa na tv e com as pessoas que eu conheço .. teria um blog diário só de violência

    ReplyDelete