17. Como alugamos nosso primeiro imóvel em Ottawa

by 9:30 AM 1 comments

O processo de aluguel do nosso primeiro imóvel em Ottawa foi bastante simples se comparado a uma típica locação de imóveis no Brasil. Ele requer um certo conhecimento de causa e tem algumas pegadinhas importantes que podem assustar o inquilino de primeira viagem, mas no geral envolve menos burocracia e é mais simples e rápido do que o "similar brasileiro".

Juridicamente, é possível fazer boa parte do processo com o inquilino fora do Canadá. O que significa que você pode negociar a locação de um imóvel estando ainda no Brasil. No entanto, eu não recomendo isso. Foi o que nós fizemos, mas nosso caso deve ser tratado como um exceção e não como uma regra. Isso porque:

- os corretores de imóveis geralmente não respondem e-mails de pessoas desconhecidas dizendo que estão no exterior e vão imigrar para o Canadá daqui a X meses. Por razões de segurança, pois quase nada garante que a pessoa vem mesmo (bom, se você enviar uma cópia do seu visto de imigrante há uma garantia), e o proprietário logicamente irá dar preferência a quem já está por aqui com disponibilidade para fechar o negócio rápido;

- você, como newcomer, não possui histórico de crédito no Canadá;

-  embora o mercado imobiliário esteja desaquecido (por causa do preço), os melhores imóveis são disputados.

Nós estávamos em condições de iniciar uma negociação para alugar imóveis por aqui porque fizemos duas viagens exploratórias e aproveitamos para visitar várias regiões da cidade e alguns imóveis. Sabíamos, então, o que queríamos e onde queríamos. Na segunda viagem (2014) nos hospedamos em apartamentos alugados por temporada no Airbnb. Em Ottawa, ficamos num prédio que tínhamos conhecido na visita anterior (2013) e gostamos muito.

Nossa pesquisa de imóveis foi incessante e quase diária. Kijiji, Craigslist e Realtor foram nossos companheiros naquele momento, bem como a tensão para alugar nosso apartamento no Rio de Janeiro. Pelo nosso plano, o aluguel do Rio deveria servir para pagar o aluguel de Ottawa.

Sempre tentei mandar e-mails para corretores de imóveis mas quase nenhum respondeu. Mas um dia, uma corretora respondeu e começou a nos mandar listagens da MLS (o sistema unificado onde os corretores credenciados de todo o país cadastram suas listagens de locação). Acabamos escolhendo um apartamento de um quarto, sala com cozinha integrada, banheiro e um pequeno den (um cantinho, que geralmente é utilizado como pequeno escritório ou sala de estudos). Como já tínhamos visitado o prédio e conhecíamos bem o local, sabíamos bem o que nos esperava.

A corretora começou a trabalhar para alugarmos esse apartamento, mas os corretores que representam o proprietário estavam reticentes para fechar negócio com um casal de newcomers. Então tratamos de enviar todas as informações possíveis e imagináveis sobre nossa condição financeira e nossa ida para Ottawa. Mas acontece que havia outras pessoas interessadas na locação do apartamento. Esse tipo de imóvel, nessa localização, atrai bastante profissionais que vêm de outras partes do Canadá para trabalhar no governo ou estudantes. Talvez estivéssemos em desvantagem nessa corrida...

Em alguns momentos, imaginamos que o imóvel estivesse perdido e pensamos em planos B. Foi nessa altura que fechamos o aluguel do nosso apartamento no Rio, garantindo o sucesso do nosso projeto financeiro e nos dando uma maior tranquilidade para usar as economias provenientes da venda dos nossos móveis e objetos para as despesas do dia-a-dia. Porém, faltava uma definição por parte dos corretores de Ottawa. Estávamos na corrida ou não?

Estávamos. O corretor responsável pela listagem viu a nossa papelada e preferiria ter pessoas mais maduras como locatários, em vez dos estudantes que disputavam conosco. Mas a nossa corretora nos passou um susto. Sugeriu que fizéssemos uma proposta matadora para resolver de vez a questão. E para tal, deveríamos oferecer um depósito de cinco meses de aluguel adiantados. Os três primeiros meses e os dois últimos.

Ficamos muito assustados, porque sempre escutávamos que era ilegal exigir do locatário mais do que dois meses adiantados de aluguel. A Thaisa chegou a se desesperar naquele momento e eu fiquei sem saber o que fazer. Porque, para mim, seria bom fazer esse adiantamento porque seria uma preocupação a menos no caso de acontecer alguma coisa e os gastos forem muito superiores ao planejado (sempre são, mas não a ponto de assustar se o planejamento é feito com o pé no chão) e a cotação do dólar, já em tendência de subida, poderia subir muito. Mas e essa questão de ser ilegal? Telefonei para a corretora para entender o que aconteceu e ela explicou que não é ilegal o proponente a inquilino OFERECER um depósito superior a dois meses. E de fato, como se pode comprovar aqui e aqui, os tribunais de Ontario declararam que esse depósito OFERECIDO pelo inquilino é LEGAL.

OK! eu ofereço o depósito mas feito em dois pagamentos: o primeiro de dois meses antes da mudança, e o outro de três meses logo após nossa chegada. O proprietário aceita e com isso eu posso fazer a proposta oficial de locação preenchendo e enviando por e-mail este formulário. Nada de firmas reconhecidas em cartório, nada de fiadores, só a oferta do depósito mesmo. Passada essa etapa, foi chegado o momento de preencher este formulário formalizando o agreement to lease. Faltavam poucos dias para nossa viagem e a conclusão ocorreria já aqui em Ottawa.

Viemos para cá e quando fomos ver o apartamento, um dia após nossa chegada, os corretores insistiram que ficássemos com os móveis que estavam no apartamento. Pretendíamos alugá-lo sem móveis porque não tínhamos gostado do que vimos nas fotos. Só que as fotos nos enganaram. Os móveis eram bons (IKEA) e estavam novos. Não havia razão para recusarmos a oferta, ainda mais porque eles propuseram que alugássemos o apartamento mobiliado pagando o preço de não-mobiliado! Fechamos nossa parte no ato, assinamos os últimos documentos e recebemos as chaves antes mesmo do termo de início do contrato, marcado para 1o. de maio. Pronto! Tínhamos nossa casa garantida e já com móveis e uma televisão ao nosso dispor! Agora era começar a viver de fato por aqui!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

1 comment:

  1. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog e canal do youtube. Excelente ajuda para quem está chegando de primeira viagem. Obrigado mesmo

    ReplyDelete