18. Avaliação para matrícula da Thaisa no LINC (curso de inglês gratuito para recém-chegados)

by 11:13 AM 0 comments

A Thaisa, desde sempre, queria estudar inglês a sério assim que chegássemos para ficar ao Canadá. E, com as nossas pesquisas, descobrimos que o governo federal oferece um programa de aprendizado de inglês aos recém-chegados! É o LINC (Language Instruction for Newcomers to Canada), que além do ensino de língua visa também ao aprendizado da cultura canadense para uma melhor integração no país.

Desde que chegamos o inglês dela melhorou MUITO, graças ao contato constante com a língua no dia-a-dia e aos nossos amigos canadenses. Mas ela quer fazer todos os cursos a que tem direito para melhorar mais e mais e corrigir as pequenas falhas que continua tendo com a língua. O LINC é um direito de qualquer imigrante recém-chegado (eu tenho inglês avançado e um Certificate of Proficiency in English da Universidade de Cambridge, o que tornaria esse curso desnecessário no meu caso... mas vejam que sou uma exceção) e é totalmente subsidiado pelo governo. Você não paga absolutamente nada para cursá-lo!

Nas nossas visitas exploratórias, já tínhamos começado a sondar esse curso e a procurar saber quais as instituições onde ela poderia fazer o curso. Em Ottawa há várias, com padrões de qualidade bem diferentes, mas tudo começa no mesmo lugar: o Language Assessment Centre do YMCA à 240 Catherine Street, Suite 308 (Centretown). A pessoa marca um appointment por telefone e vai até lá munida da Confirmation of Permanent Residence para o teste, que dura cerca de duas horas e consiste em quatro módulos: escuta, conversação, escrita e leitura.

É um teste mais simples do que o IELTS e tal qual neste não há aprovação ou reprovação. Ele serve apenas para quantificar o nível da pessoa e encaminhá-la para o módulo correto no programa. Não raro, a pessoa escolhe fazer o curso do início mesmo que os resultados apontem um nível já intermediário. Faz sentido: dessa forma nenhuma falhazinha passaria despercebida e o aluno pode aproveitar tudo o que o curso oferece.

A Thaisa fez o exame e já saiu inscrita na lista de espera da instituição onde pretende fazer o curso. Teoricamente ainda haveria tempo para ela fazer o curso de verão, mas ela preferiu descansar e só começar no de outono, lá pelo fim de setembro. Dessa forma, mais para a frente teremos mais informações sobre as aventuras dela com o inglês!

Para maiores informações sobre o LINC (e sobre o CLIC, que é um curso gratuito de francês também subsidiado e que é oferecido em Ontario), visite:

http://ottawa.ca/en/immigration/learning/learn-english-or-french

http://www.eslottawa.com/linc.html

http://www.algonquincollege.com/languages/learn-a-language/esl-full-time/linc/

http://www.ocdsb.ca/programs/continuweb/esl/Pages/default.aspx

http://ociso.org/En/index.php/ociso-programs/linc

http://eltoc.ca/linc

http://occsc.org/services/language-training/

http://ltco.ncf.ca/

http://www.clicnetwork.com/






Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment