Breve Intervalo: se você me pedisse um só conselho, qual eu daria?

by 12:41 PM 1 comments


Estes quase quatro meses vivendo no Canadá e esta experiência de newcomer, têm me feito pensar bastante sobre o que isso tudo representa na vida de uma pessoa. E a expressão que mais me vem à cabeça nessas horas é "reset da vida".

Todas as suas conquistas e toda a sua experiência adquirida em seu país são resetadas e é preciso fazer tudo de novo. É a carteira de habilitação, é o aprendizado da língua, é o emprego... o imigrante pode se deparar com desafios que já estavam no passado em seu país de origem.

Por isso mesmo, se você me pedisse um só conselho sobre como viver bem nos primeiros tempos de Canadá, qual eu daria? Simples: eu daria um conselho que pode ser resumido em apenas uma palavra mas que vale ouro:

Calma.

As coisas não vão acontecer da noite para o dia.

Cada pessoa terá uma trajetória diferente por aqui mas sempre haverá algum momento de dificuldade. Por isso, tenha calma e siga em frente. Tudo tem seu tempo. Tudo que você precisa conquistar, tudo que você deseja encontrar aqui no Canadá virá na hora certa. Não basta apenas chegar, é preciso chegar e seguir caminhando passo a passo... um dia depois do outro!

Assumir que você já traz uma bagagem de experiência e vivência suficiente para conquistar o Canadá e começar aqui no mesmo estágio em que as coisas estavam lá é um erro que pode trazer consequências bem desagradáveis. Lembre-se do termo experiência canadense e aplique-o num sentido que compreenda toda a sua vida. Sim, você apertou o botão de "reset". Está recomeçando. Literalmente desceu dos céus neste lugar, onde as pessoas têm outros costumes, outras qualidades, outros problemas... enfim, outro modo de vida. Por isso tenha calma, planeje seus passos e saiba esperar a hora. Se tropeçar, não se abale e levante-se! Você sempre terá uma nova chance e faça dos seus erros mais e mais experiência.

A imigração não representa apenas uma experiência de conquistas, como você pode imaginar vendo os que já estão aqui mostrando seus troféus. Na maior parte das vezes, ela envolve mesmo é dificuldades e superação. É para os fortes. Eles não são os que já chegam conquistando tudo com facilidade, como se fosse brincadeira de criança. Esses podem ser apenas sortudos. Mas, como qualquer pessoa, enfrentarão o medo em algum momento. Passarão por dificuldades. Pensarão em voltar para o Brasil. Mas, de uma forma ou de outra, seguirão caminhando em busca do que procuram realizar e encontrar por aqui. Se e quando isso vai acontecer, ninguém sabe ao certo... mas a caminhada continua.

Por isso, faça da calma a sua maior arma. Saiba esperar e não se desespere. Aproveite o que a vida coloca ao seu alcance agora e poderá ter novas descobertas (ainda não conseguiu tirar sua carteira de habilitação ou comprar um carro? Que tal experimentar o transporte público de sua cidade ou andar a pé ou de bicicleta... algo que provavelmente jamais fazia ou faria no Brasil?). Lembre-se que chegar aqui e ser um residente permanente já representa uma grande vitória! Você queria sair do Brasil e conquistar o direito de uma vida em melhores condições, e isso você já tem!

Enquanto tantas pessoas gostariam de ter essa oportunidade mas não conseguem (ou não tem coragem para) encontrar a porta de saída do Brasil, você já está aqui.

Com calma, com os pés no chão e com humildade para admitir que suas conquistas e experiências podem não servir para cá, você estará no caminho certo.

"A dor da queda é forte
A vontade de parar é muita
O medo de seguir é tanto
O sonho quase chega ao fim

A água de beber é pouca
O delírio do cansaço é muito
A lágrima que cai é tanta
Que pode até me afogar

Mas a chama desse fogo é grande
A verdade desse sonho é muita
O caminho a seguir é tanto
O desejo de chegar é mais

Por isso eu não deixo de caminhar
Eu não deixo de procurar
Por isso eu não deixo de caminhar
Por isso eu não deixo de caminhar
Eu não deixo de procurar
Por isso eu não deixo de caminhar

Eu sei que a correnteza é forte
Mas a água que te molha é santa
Se a alma que navega é muita
A estrela iluminará"

(Tambolelê - "Kianda")



Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

1 comment:

  1. Muito bom! Gostei muito do seu blog. Espero que tenha mais vídeos como este.
    Obrigado pela força de vontade em ajudar outras pessoas que também tenham o desejo de imigrar.
    Abraço

    ReplyDelete