Cada povo tem a OC Transpo que merece

by 1:38 PM 0 comments


O transporte coletivo em Ottawa, pelo menos na minha experiência, pode ser considerado entre razoável e bom... mais para bom do que para razoável. Mas vejo um bocado de gente reclamando da OC Transpo. Os ônibus não são frequentes em várias rotas - inclusive na 7 e na 14 que atendem o centro, descendo pelas ruas mais importantes (respectivamente a Bank e a Elgin) -, o serviço de ônibus é deficiente para determinadas regiões da cidade, os ônibus volta e meia estão lotados, os ônibus atrasam ou adiantam sem qualquer coerência com o que informa o aplicativo... Sem falar no inverno, quando o serviço é caótico.

Mesmo que eu sempre dê um descontozinho para a OC Transpo, pois utilizei o transporte público no Rio de Janeiro, concordo com algumas das reclamações e faço eco. Comparar Ottawa com o Rio, no final das contas, não faz sentido nenhum. Aqui, eu sou um pagador de impostos que utiliza os ônibus com uma boa frequência e gostaria que o sistema fosse da melhor qualidade. Ora, estamos no Canadá! E esta é a capital federal! A cidade tem obrigação de oferecer aos seus habitantes e visitantes um sistema de transporte público world-class, comparável aos melhores da Europa!

Mas as coisas não são exatamente assim.

Entendo que o sistema tem buscado melhorar e deve melhorar muito com o advento do metrô na parte central a partir do ano que vem. E que mais e mais pessoas estão preferindo alternativas ao carro particular na cidade. Mas como prover um bom serviço de transporte coletivo numa cidade do século XIX rodeada por bairros mais recentes já criados para carros e ainda por subúrbios que não originalmente não faziam parte da cidade mas foram anexados a ela em 2001... e que transformou-se numa complexa teia urbana onde há até um cinturão verde criado nos anos 50 para conter os subúrbios mas que nada faz além de complicar as coisas, já que os subúrbios estão além dele?

Como planejar o transporte coletivo em uma cidade que tem uma significativa porção de seu setor produtivo privado, as empresas de tecnologia, na ponta de um subúrbio que está a 45 quilômetros do outro extremo da cidade (essa é a distância entre o polo de empresas de tecnologia de Kanata e a estação Trim, em Orléans)? E cujo maior empregador é o governo federal, cujas sedes estão espalhadas por alguns "campus" nas duas margens do rio Ottawa?

O sistema de transporte coletivo de Ottawa (e Gatineau, que é administrado pela STO e se integra com a OC Transpo ao longo das ruas Rideau e Wellington, passando pelo Parlamento) funciona a partir de um sistema de corredores rápidos com estações que distribuem linhas locais. Para você entender, pense nos aeroportos do mundo. Há os grandes aeroportos que recebem vôos internacionais, e de onde as pessoas fazem conexões para suas cidades (e de lá podem ainda pegar vôos regionais). É bem assim: há a transitway, em forma de "T", seguindo nas direções leste-oeste entre Orléans e Kanata (ou Barrhaven), e norte-sul entre o aeroporto internacional e o shopping Rideau Center (onde ocorre o encontro das linhas). Em princípio, o objetivo da transitway é o de servir aos campus do governo federal, às três maiores universidades da cidade (University of Ottawa, Carleton e Algonquin College), aos dois maiores hospitais, ao aeroporto e à estação de trens.

O diagrama da Transitway de Ottawa... clique para aumentar


Morar perto da transitway é uma ótima opção em Ottawa, pela facilidade de deslocamento usando poucos ônibus. Por exemplo: quem mora no bairro de Sandy Hill, separado do centro pelo Rideau Canal, não precisa pegar mais do que um ônibus para ir até boa parte da cidade. Mas nem todos os bairros residenciais e nem todas as áreas industriais e comerciais têm fácil acesso aos corredores rápidos e os deslocamentos podem ser mais difíceis... sobretudo nos dias mais frios ou com mais neve ou chuva congelada.

Mas por que não melhorar o acesso dos ônibus a essas áreas com mais carência de serviço? Simples: porque não há demanda que justifique um aumento no número de veículos servindo essas áreas. Elas têm baixa densidade populacional e o uso de automóveis particulares é dominante por ali. Nas áreas de maior concentração populacional e menor uso de carro - leia-se downtown core - o serviço é mais frequente... 

E como em qualquer grande cidade do planeta, os imóveis situados perto do melhor transporte coletivo costumam ser mais caros para aluguel e compra. E menores em área, pois a densidade populacional é bem maior...

Até onde vejo, a própria população dessas áreas menos servidas não demonstra muito interesse em se mobilizar para intensificar ou melhorar os serviços de transporte coletivo por ali. Há até quem reclame da presença dos ônibus. Quem não tem carro ou se muda ou se vira! A prefeitura vem fazendo alguma coisa, como derrubar a exigência de um número mínimo de vagas de estacionamento para as construções (era uma lei de 1964).

Cada povo tem o transporte coletivo que merece. Se Ottawa tem um sistema meio problemático em alguns pontos, pode ter certeza que a culpa maior é da população da cidade. Que talvez não lute por melhorias como deveria.

E por que eu estou dizendo isso tudo? Porque se um bom acesso ao transporte coletivo é importante, é necessário você saber onde terá isso para escolher onde morar. Então, para reduzir o nosso índice de reclamações e raiva contra a OC Transpo, vamos tratar de nos enquadrar a ela (e em todo caso, um pouco de resiliência e paciência sempre ajuda).

Nem sempre os imóveis mais baratos estarão perto da transitway, mas pesquisando você encontrará boas opções perto dela a um preço em conta... Para isso a regra é clara: pesquisar, pesquisar e pesquisar.

... E onde você recomenda que eu pesquise, Alexei?
... Depende! Você tem várias opções, para todos os gostos. Pode encontrar imóveis perto de estações de ônibus em Orléans, em Alta Vista, em South Keys, em Sandy Hill, em Vanier, no centro, em Little Italy, em Westboro, perto do shopping Bayshore, em Centrepointe, e mesmo em Barrhaven e em Kanata! Verifique todas as suas necessidades para fazer a escolha, que depende de diversos fatores... Quer proximidade da sua escola? Do seu trabalho? De escola para as crianças?

Eu recomendo que você dê uma olhada neste mapa, e depois verifique tanto no realtor.ca, no kijiji.ca, no padmapper.com ou no walkscore.com onde ficam os imóveis que mais lhe interessaram e compare! Uma distância de 500 a 800 metros de uma estação de transitway está OK!






Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment