Desconfie das teorias e mitos sobre os canadenses

by 7:26 AM 0 comments


Vejo muitas pessoas tentando formular teorias sobre os canadenses, talvez para compará-los com os brasileiros ou tentar se adaptar e se inserir a essa sociedade. Mas o que tenho aprendido é que as coisas não são bem assim, sabe? Eles são pessoas como eu e você... com limitações, complexidades e particularidades.

Sei que a questão é bem complexa, beeeem profunda e não cabe numa postagem rasa de blog... Mas vou lançar uns "drops" aqui, que servem apenas como exemplos... Um punhadinho de exemplos, que podem ajudar a nos fazer refletir sobre as teorias e mitos que formulamos sobre os canadenses... muitas vezes até mesmo na tentativa de mostrar "como eles são diferentes de nós, ou mesmo melhores".

- "Canadense é frio"... não não não! Muitos canadenses simplesmente respeita profundamente o espaço alheio e não entra onde não é chamado...

- "Canadense sempre pede desculpas"... nem sempre!

- "É difícil fazer amizade com canadenses"... não não não! Muitos são muito amistosos e receptivos. Talvez sejam um pouco mais lentos, mas sinto neles muita abertura. Muitos são bem genuínos e não te julgam pelo que você tem. Será que você está aberto a fazer amizades com eles?

- "Canadense é ingênuo"... às vezes eles podem se dar ao luxo de ser assim, mas nem todos são ingênuos. No mercado de trabalho, principalmente os que têm mais ambições, não são nada ingênuos. É preciso tomar cuidado com algumas pessoas.

- "Canadense é contido"... dê oportunidades a eles e sentirá a força dos tapinhas nas suas costas... Eles às vezes falam alto, riem muito (e bem alto)... e falam bobagem... etc... principalmente depois que tomam a primeira cerveja...

- "Canadense no trabalho parece robô"... não não não! Depende muito. Não é o que estou vendo. Ao contrário, tenho visto muita interação animada no ambiente de trabalho.

- "Canadense é certinho no trabalho"... nem sempre! Já vi situações em que eles sistematicamente chegavam atrasados e saíam mais cedo. E tiravam uns diazinhos de folga aqui e acolá. Desde que o trabalho esteja feito, não há razão para ficar na empresa sem fazer nada.

- "Canadense é certinho para seguir leis e normas"... a julgar pelo trânsito de Ottawa, por exemplo, nem sempre...

- "Canadense não joga lixo no chão"... cuidado para não fazer snow angels em qualquer lugar, pois pode haver bastante lixo embaixo daquela neve! Até copos do Tim Hortons!

- "Canadense não dá jeitinho"... o esquema dos planos de celular a preços mais baratos prova inquestionavelmente que não é bem assim...

O "x" da questão, aqui, é tentarmos deixar de nos ver como diferentes ou como inferiores porque somos do Brasil, do Terceiro Mundo, etc..., e começarmos a participar da sociedade multicultural daqui. E mesmo com as barreiras e dificuldades que enfrentamos, como a "experiência canadense", precisamos tentar nos integrar a eles da melhor forma possível. Mesmo que eles sejam os donos da casa, não quer dizer que queiram impor um único caminho para os imigrantes. Na verdade, eles tendem a respeitar o nosso sotaque, a nossa religião e a nossa cultura desde que não os incomodemos... Nem todos, claro... Enfim, o melhor a fazer é se deixar levar e aproveitar a experiência!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment