Sonhos não se comercializam

by 6:25 AM 0 comments






Passaram-se mais de dois anos do momento em que resolvemos vir para o Canadá. Foi uma longa caminhada... e mais longa ainda se pensarmos no que precisei fazer ao longo da vida para ter as qualificações que me garantiram a residência permanente.

Nós sempre sonhamos muito, mas sempre mantivemos os pés no chão. É preciso fazer assim para as coisas darem certo.

Pois bem, sempre me incomoda muito ver o clima de "vende-se sonhos" que alguns fazem com relação à imigração para o Canadá. Confesso que admiro o talento marqueteiro desses vendedores, mas a cada dia mais estou certo do quão perigoso é acreditar em tudo que eles falam. Principalmente diante do que vem acontecendo no Brasil. Chegamos a um ponto em que as pessoas perderam a fé na pátria e estão desesperadas. Muitas com toda a razão.

Vejo muitos brasileiros ávidos por manter seus sonhos vivos e me compadeço. Por isso mesmo sinto essa raiva quando aparece alguém batendo tanto nessa tecla para ganhar muito dinheiro vendendo algo que não necessariamente existe ou só existe pela metade.

Fazem você pensar que basta vir fazer um intercâmbio ou college para ficar aqui pelo resto da vida. O sonho está garantido, o sonho está realizado! Basta você abrir a carteira para pagar as fees - do college e dos vendedores de sonhos - e pronto! Bye Bye, Brasil!

Sim, mas eles nem sempre fazem o mais elementar... transmitir informações que podem ser facilmente encontradas na página do CIC! Como pessoas que ganham dinheiro com "imigração" podem transmitir informações erradas como volta e meia vejo por aí? Sem falar que alguns nem são legitimamente credenciados para exercer esse tipo de atividade no Canadá mas continuam dando seus jeitinhos para continuar na atividade! Quer tirar a prova? Nesta página, você vai achar a Celina Hui da Immi Canadá... ela está inscrita e regularmente autorizada a prestar serviços de consultoria de imigração para o Canadá! Mas ozmano e o realizado não estão nem perto disso...

Eles não te falam que quando você vem fazer um college ou um intercâmbio, nada garante a sua permanência!!! Você dependerá da boa vontade de um empregador que se disponha a ser seu sponsor munido de Labor Market Impact Assessment (LMIA), um documento que segundo a página do CIC deve comprovar que não há canadenses ou residentes permanentes qualificados para exercer aquele trabalho! Não se iluda: se você não for realmente excepcional, sempre haverá um canadense ou um residente permanente plenamente qualificado para o emprego na competição!

Além disso, o que há são os processos provinciais e o Express Entry. Moral da história: nada está garantido para quem vem fazer college! Só mesmo o estudo, desde que o aluno pague todas as tuition fees.

Para deixar tudo mais claro, não é que eu não quero que você venha. Não quero destruir seus sonhos. Só quero que você sonhe com os pés no chão e embarque nesse projeto com plena consciência dos riscos - que são altos - e uma estrutura que lhe dê segurança se algo der errado. Não venda tudo o que tem... é como você apostar todo o seu patrimônio numa única noite no cassino. Se ganhar, é só alegria... mas e se você perder? Sem falar que muitas vezes há famílias... crianças... envolvidas?

Enfim... Desconfie de alguém que quer te vender alguma coisa repetindo a palavra "sonho" como uma vitrola quebrada. Seus sonhos são legítimos, mas você não precisa dessas promessas um tanto quanto bombásticas para realizá-los. Basta a cabeça no lugar e os pés no chão.

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment