É triste... mas isso existe por aqui...

by 5:06 AM 0 comments

As fotos que estão neste post foram feitas por mim ao longo deste inverno, na área central de Ottawa. As temperaturas estavam bastante abaixo de zero...

Peço desculpas desde já para os que esperam apenas ver o lado cor-de-rosa do Canadá e buscam um mundo onde não existem problemas sociais... mas acredito que minha obrigação é mostrar a vocês o Canadá como ele é para não iludi-los. Antes de tudo, preciso deixar claro que o país é muito bom! Mas isso não quer dizer que você não verá situações tristes por aqui.

Verá, sim. Eu não me importo mais com os que me chamam de "destruidor de sonho canadense". Não posso destruir o que não existe...

A violência urbana (fora do trânsito, que é bem complicado) por aqui é bem rara, mas existe. Ela faz parte do ser humano, então onde ele está, ela pode acontecer. A miséria, a pobreza extrema, a discriminação, a injustiça social... tudo isso pode ser encontrado por aqui. 

O governo canadense tem inúmeros programas sociais e a sociedade é muito mobilizada. Só fica desabrigado e passa fome quem quer, pois há abrigos e instituições oferecendo refeições gratuitas todos os dias. Mas mesmo assim há pessoas mendigando nas ruas e morando debaixo da ponte ou na rua. Por quê?

Os motivos são vários e há pelo menos uma questão bem complexa envolvida - a dos aborígenes, onde SIM, todos os canadenses de origem europeia carregam uma enorme herança de vergonha e culpa - mas as famílias desestruturadas com histórico de violência e abuso, além do álcool e das drogas, são uma origem bastante possível.   



Não se vêem crianças nessas situações. Se for preciso, elas são retiradas dos pais e encaminhadas para adoção por famílias estruturadas. E é bem comum ver as mesmas pessoas, nos mesmos lugares de Ottawa - geralmente o centro, porque tem um afluxo maior de pessoas - fazendo as mesmas coisas. Situações de alguma violência, só presenciei uma ou duas vezes. De resto, elas estão lá pedindo dinheiro para fazer compras na liquor store ou no traficante. Não acredite que estão pedindo dinheiro para comprar comida... embora, se quiser, compre comida e dê a essas pessoas. 

O medo generalizado que sentíamos no Brasil não acontece por aqui. A chance de você ser assaltado ou sofrer violência em Ottawa é ínfima e só poderá ocorrer se você tiver o azar de encontrar alguém em pleno estado de insanidade mental ou completamente louco pelas drogas. Porém, não se iluda: o país não está imune a problemas sociais e cenas tristes como as das fotos que aqui estão podem surgir diante dos seus olhos a qualquer momento. 

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment