Não acabou

by 4:45 AM 0 comments



Estou escrevendo este post ainda sob o efeito da tristeza de ler que uma família pela qual torci muito teve sua aplicação de residência permanente recusada na categoria Self-Employed Federal do Canadá.


Isso pode acontecer. Com qualquer um e a qualquer momento. O roteiro é parecido: a pessoa despeja seus sonhos e sua ânsia por uma vida melhor, tudo multiplicado pela situação atual do Brasil. É... não dá mais para varrer aquilo tudo para debaixo do tapete. Acabou...


E o Canadá vem se transformando na terra prometida dessa gente que perdeu a fé no próprio país. Alguns guerreiros vão para a batalha da residência permanente desde já, sem temporadas de estudo por aqui. Mas voltam vencidos em meio a lágrimas de desesperança. O sonho acabou. Mas pelo menos a batalha foi travada em casa. Pior só mesmo se a pessoa investisse o que tinha e o que não tinha, veio para cá fazer um college e por qualquer motivo a residência permanente não foi possível.

Sei que esse momento não é fácil. Mas pode chegar. Na realidade, todos nós passamos por reveses e derrotas nas nossas vidas. E às vezes a vida... e a imigração canadense... podem parecer muito injustas. Como entender quando uma pessoa que fez muito menos do que nós ao longo da vida comemora a residência permanente e nós não conseguimos?


Não que eu queira desmerecer qualquer pessoa que obtém a residência permanente. Na verdade, eu admiro muito quem parte para a aventura do College, com ética e respeito pelo próximo, pela coragem e pela ousadia. Todos são guerreiros e não é nada fácil deixar tudo para trás e investir o que podem ser as economias de uma vida inteira em algo incerto. Algo que eu poderia ter feito na Inglaterra, em 2008, e não tive coragem. Mas por outro lado também sei como é doloroso receber uma negativa após colocarmos uma vida inteira de esforço numa caixinha de documentos. Por alguns momentos é como se o seu mundo caísse.


Mas não deixe que seu mundo caia mesmo.


Nem se deixe levar por essa onda que faz crer que o Canadá é a terra prometida. Porque ele não é. Está na moda vir para cá - perigoso - e muitas pessoas nem sabem direito o que as espera aqui. Não é fácil. Respire e pense que você pode tentar de novo, ou tentar alguma outra coisa. A terra que espera por você pode ser outra. Sua missão pode ser outra.


A propaganda (meio enganosa) fala que o Canadá precisa de profissionais, precisa de gente... e seu coração dói. Mas acredite que há outros lugares precisando de gente boa e talvez com portas abertas para você. Ou então que a sua missão é outra: fazer parte desse grupo de gente tão especial que ficará com a missão de reconstruir esse país que hoje se chama Brasil. Que está no chão, despedaçado, mas precisa muito de gente boa, corajosa, ousada e competente! Por mais que o meu destino fosse ir embora em busca de uma segunda chance fora, não quero acreditar que todos os brasileiros se conformam com a situação e que o buraco é mais fundo.


Então por menos que você pense que pode fazer, saiba que o Brasil precisa de você! OK, o Canadá não deu certo para você. Chore o que precisar, mas levante essa cabeça. Se o que temos para hoje é ficar no Brasil e seguir a vida, vamos encarar a missão tão nobre e importante de levantar um país mesmo que através da soma de pequenos gestos. Quem sabe amanhã as coisas não estarão muito melhores?


Não há nada mais resiliente do que a verdadeira esperança.

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment