Ódio na Internet à canadense: não precisava...

by 10:58 AM 0 comments

Confesso que fui pego de surpresa com a repercussão da minha postagem anterior a respeito de pessoas com passaporte europeu. Por dois fatores: primeiramente, pelo desconhecimento geral de que a cidadania de um país da União Europeia dá direito ao seu titular de viver em qualquer país membro.


Há pessoas tão obcecadas por viver no Canadá que simplesmente desconsideram outras possibilidades. Preferem vir na precária condição de estudante, pagando o que pode ser as economias de uma vida inteira, a ir para países onde já seriam acolhidas como cidadãos plenos e poderiam dispor de uma qualidade de vida semelhante à do Canadá. A matemática é simples: se você tem cidadania portuguesa, pode viver na Áustria, na Holanda, na Suécia... Não precisa viver necessariamente no país do qual é cidadão. Por mais que se fale negativamente da Europa, saiba que ela ainda apresenta boas opções para viver. O Canadá não é a única saída viável e se o seu desejo é sair do Brasil e buscar uma vida melhor em outro país, veja qual é a melhor alternativa para você. Eu no seu lugar não gastaria um dinheirão com tuition fees de college se o objetivo fosse apenas imigrar e eu tivesse a oportunidade de ser um cidadão europeu. Partiu Amsterdam! Mas o Canadá foi a saída que pude ter e graças a Deus deu certo. Vim como residente permanente. Jamais abriria mão da segurança de saber que posso ficar aqui o quanto quiser e ter vários benefícios que me são bem úteis. Muitos não têm essa opção e precisam vir de algum jeito, e é aí que entra o "plano college". Mas para quem tem a cidadania europeia, há outras possibilidades! Que bom!


A segunda surpresa, bem desagradável, foi ter recebido uma mensagem inbox no Facebook cujo remetente parece ser canadense. Não conheço essa pessoa e não faço ideia de como encontrou minha postagem. Mas tratou de aproveitar a oportunidade para destilar seu ódio e fazer algo que no mínimo é lamentável...


"Vá para a Europa... que tal ficar fora do Canadá? Por favor saia do Canadá"


Não sei se trata-se de um perfil falso de brasileiro, e não me surpreenderia se fosse. Mas pode ser um canadense nato também. Que percebeu que sou um imigrante e tratou de "me expulsar" do país.

Mas é importante que eu diga, mais uma vez, que não fiz nenhuma crítica ao Canadá. Critico apenas o sonho canadense padrão dos brasileiros que pensam que aqui é o paraíso em terra... e daqueles que faturam dinheiro com isso. Ozmano, certo? E companhia.


O Canadá é um ótimo país, mas não é perfeito. Tem manchas em sua história, tem um passado de preconceito e discriminação, enfrenta conflitos entre seus próprios cidadãos em razão de língua (e origem étnica), possui uma província separatista, possui rednecks conservadores... e a qualquer momento pode surgir alguma demonstração de ódio como esse pequeno exemplo demonstra. Por isso mesmo, não me entenda mal: há muita coisa boa no Canadá e há muitos blogueiros e youtubers falando disso. Eu optei pelo lado realista e crítico sobretudo porque não há monetização que pague me deitar com a consciência tranquila de passar para você uma noção exata do que é o Canadá e do que são os habitantes do país.


Não pretendo ir embora daqui, então não perca seu tempo me mandando de volta para o Brasil. Apenas quero ajudar você a sair do nosso país ciente de todas as opções e do que te espera por aqui se realmente fizer a escolha pelo Canadá. O mundo não é cor-de-rosa. Haverá dias de sol, dias de chuva, dias de nevasca, dias de frio intenso. Cabe a você se preparar, se proteger quando preciso e enfrentar as intempéries. (Espero que você tenha entendido a metáfora...)


E sim, denunciei esse Richard para o Facebook. Não sei o que vai acontecer nem vou ficar para ver. Aprendi a deletar e bloquear rápido. E vida que segue.

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment