Formado no Canadá... Uma etapa cumprida

by 8:47 AM 0 comments

Acabaram de sair as notas. Tudo certo. Cumpri com todas as obrigações escolares e agora posso me considerar graduado em Interactive Media Design no Algonquin College. Pronto, já tenho direito a um diploma canadense!

Foram dois anos de muito esforço e muito trabalho duro para fazer o melhor. Acho que fiz um bom trabalho. Em todo o meu currículo acadêmico há uma nota A- (80-85 em 100) e de resto há alguns A (85-90) e a maioria das notas é A+ (90-100). Isso me garante uma média muito boa e a permanência na Dean's List.

(importante: na figura aqui em cima só estão algumas das notas).

Não fui ao college para fazer amigos. Fui para obter uma certificação profissional canadense em uma área de certa forma compatível com minha formação anterior e onde há uma melhor empregabilidade do que a naturalmente instável carreira musical. Mas conheci ótimas pessoas das quais sempre me lembrarei com carinho e que sempre contarão com minha torcida. E também conheci pessoas que minha memória ficará grata em apagar, mas que espero que sejam felizes em sua caminhada.

Foram dois anos de dificuldades e superação.

Aprendi que boa parte dos meus colegas mais jovens ainda não compreende as barreiras que seu país impõe aos imigrantes, incluindo aqueles que já possuem uma formação acadêmica completa como eu. E a contradição existente entre essas barreiras e as portas abertas para imigração legal. Por mais que se questione, a barreira da experiência canadense é uma realidade por aqui. Muitas vezes silenciosa, como tantos preconceitos e errinhos humanos indesejáveis pelas cartas de direitos e leis mas ainda existentes pelas ruas. 

Alguns não me entenderam. Enxergaram arrogância onde havia o medo e a incerteza de estar ali e poder fazer um bom trabalho. 

Conheci a solidão em muitos momentos. E aprendi que a solidariedade não virá simplesmente porque as pessoas têm a mesma nacionalidade; pelo contrário, quem fala a sua língua e possui um passaporte igual ao seu pode ser seu pior inimigo e estar pronto para lhe esfaquear pelas costas.

Mas agora chegou o momento de seguir em frente e, agora com uma qualificação canadense e com experiência profissional canadense adquirida no meu semestre de estágio remunerado - realizado numa ONG onde passei os melhores momentos do meu curso e da qual definitivamente sinto muitas saudades -, é hora de procurar trabalho para pagar as contas. Chegou a hora de enfrentar as feras por aqui... E como muitas coisas que surgem na caminhada de um imigrante neste país, haverá novos desafios e novas dificuldades. 

Não há muito tempo para pensar. É enfrentar o que precisa ser enfrentado. Não há muita escolha; essa é a vida. De qualquer forma, já posso olhar para trás e ver uma etapa cumprida nessa caminhada. E cumprida da melhor maneira que eu poderia cumprir. Com seriedade e sobretudo com integridade em todas as instâncias. Pois tudo que consegui veio do meu próprio esforço.

É isso, então. Adeus, Algonquin College! Ou até algum dia desses. 


Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment