Perguntadores

by 4:37 AM 0 comments


Volta e meia aparece alguém me fazendo perguntas inoportunas sobre imigração. Não estão nem aí se estou trabalhando, se estou fazendo algo importante... disparam perguntas, perguntas, perguntas... E o pior de tudo é que se respondo "não", ficam com raiva.
A pessoa quer fazer mestrado no Canadá com bolsa (provavelmente concedida pelo Canadá). É possível? Creio que sim, mas não deve ser muito fácil. Não sei quase nada sobre questões acadêmicas aqui.
Além disso, a pessoa queria que eu a pusesse em contato com alguém que foi YouTuber mas desativou seu canal há tempos. Eu o conheci pessoalmente mas não falo com ele há dois anos. E sei o quanto ele preza sua privacidade.
Então eu tive que dizer "não" e Brazukis Pergunttis se alterou.
Vem cá... Não é que eu não queira ajudar pessoas, mas...
  1. Não tenho condições de ajudar qualquer pessoa da forma como ela quer. Não sou consultor de imigração e nem consultor educacional. E principalmente, sei muito bem que meus AMIGOS brasileiros são bem poucos por aqui - na maioria são "colegas de imigração" - e que o número relativamente grande de pessoas que me segue em redes sociais não corresponde a AMIGOS.
  2. Por mais que exista ajuda de outras pessoas, cada pessoa faz seu caminho porque os outros não têm obrigação de saber tudo o que ela precisa. Vocês acham que eu tive ajuda de brasileiros? Tive alguma ajuda sim, mas a maior parte da minha caminhada foi solitária. Fui atrás, pesquisei... E por um tempo me dispus a ajudar quem pudesse aplicar para imigração na categoria self-employed porque não havia informações na rede. Mas mesmo assim tive muitas dores de cabeça. Percebi que gratidão pode ser mais rara do que ouro e que basta uma divergência de pensamento sobre algo pequeno - ter carro ou não ter carro... oi??? - para a briga feia aparecer. Thoo Propósito, Ronda Rauzy, Guinho e outras personalidades do UFC estão prontos para atacar!
  3. Eu só ajudo quando eu quero e quando eu posso. E como eu posso. Não sou ONG para ajudar brasileiros!

A pessoa ficou dizendo algo como "ninguém ajuda" e dando a entender que nem eu nem ninguém lhe ajudaria... Não é verdade: há muitas pessoas, profissionais e amadoras, que disponibilizam informações. E podem ajudar muito mais do que eu! Já ouviu falar de Google? De Scholarships Canada? De Estudar Fora? Mas escute bem: ninguém vai te carregar no colo e te dar todo o caminho das pedras, de graça, para chegar aqui.
E ninguém morre por causa disso. Na verdade o que não mata, fortalece! Se eu consegui chegar até aqui da forma como cheguei, você também pode!
Então peço encarecidamente: respeite minhas limitações de tempo, disposição e estrutura para ajudar e não venha me inundando com perguntas. Não abuse da minha boa vontade, pois assim corremos o perigo de ela acabar. Nem fique com raiva se eu precisar te responder "não". Porque muitas vezes vou precisar, e vou fazer isso!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment