É necessário refletir...

by 5:05 AM 0 comments

... antes de embarcar numa aventura no Canadá, arriscando tudo que você tem. Sinceramente, admiro a coragem de quem faz isso mas é preciso ter um mínimo de ponderação. É isso mesmo que você quer? Você não tem outras alternativas mais fáceis?

Não acredite cegamente na propaganda, incluindo aí os YouTubers que mostram uma vida maravilhosa e repleta de troféus materiais que aparecem nos vídeos. As coisas não são bem assim. Recomeçar no Canadá é muito difícil e a palavra de ordem aqui não é glamour: é ralação.

Porque os tempos em que só pessoas muito bem qualificadas vinham para cá com residência permanente e arranjavam empregos com bom salário por aqui rapidamente passaram... e agora a imensa maioria dos que vêm possui vistos temporários e querem fazer um College com o objetivo de imigrar... o que é temerário. E não garante nada.

É o Canadá mesmo que você quer? Esqueça o Canadá do sonho e venha para a realidade. O que te espera aqui? Um custo de vida alto, uma cultura que pode te endividar bastante se você sair consumindo e consumindo, um mercado de trabalho bastante protecionista e sem conhecimento do potencial dos imigrantes, muito trabalho duro, muita ralação. Tuition fees bem caras sem garantia de ficar. Tensão constante. É isso mesmo?

Você não tem alternativas mais fáceis, como por exemplo uma cidadania europeia? Mesmo que na Europa você encontre ralação, já chegará como cidadão. Terá direito a uma educação bem mais barata do que a do Canadá. Terá benefícios que não estarão ao seu alcance no Canadá. Talvez um clima menos extremo que o do Canadá, e uma infra-estrutura melhor.

Mudar de país é uma decisão muito drástica. Pode ser menos difícil para alguns, mas no geral não é fácil! Você não vai encontrar nenhum emprego te esperando, a não ser que seja um bambambam... O país não vai te sorrir de cara. Vai te desafiar o tempo todo. E para combater, você precisará de uma boa reserva financeira e de um desprendimento que nem todos têm. O padrão de vida cai e você precisa fazer coisas que nunca imaginou fazer nesse momento no Brasil por tudo que já conquistou. Mas aqui não: suas conquistas foram zeradas. Encare isso numa boa e recomece. Mas na base do desespero você já não está partindo bem. Esse momento não é para desesperados. É para pessoas com frieza suficiente para traçar uma estratégia realista e deixar as ilusões e os sonhos na lata de lixo. É para quem consegue viver bem com pouco. Para quem consegue passar longos anos fisicamente longe da família e aguenta as lágrimas toda vez que ocorre uma festa ou um evento... Para quem encara um ônibus lotado, uma madrugada a - 40 graus, roupas de segunda mão, um apartamento minúsculo num prédio nem tão bom, um food bank para ajudar a encher a geladeira... Para quem não se apega a troféus e não tem medo de deixar tudo para trás.

Quanto mais gente vem com visto temporário, quanto mais gente embarca no projeto College (que faz a fortuna de marqueteiros e oportunistas, e você nem imagina), mais gente periga precisar voltar para o Brasil para recomeçar lá sem nada. Após ter gasto todas as suas economias num projeto arriscado porque alguém que não estará se importando lhe vendeu um sonho. E não pode ser assim! O Canadá é um bom lugar, mas você precisa enxergá-lo pelo que ele realmente é. E jamais como uma terra prometida onde seus problemas automaticamente desaparecerão. Não é assim e nunca será! Sonho canadense não existe! É papo de marqueteiro, de vendedor de intercâmbio e college, de consultor de imigração! Repita isso um milhão de vezes e parta para a realidade! Eu torço por você e espero que você encontre uma vida melhor fora do Brasil se é o que realmente deseja e se está preparado ou preparada... mas de repente isso não vai acontecer no Canadá!

Frieza. Planejamento. Isso é necessário. Guarde o sonho na gaveta, porque agora o papo é sério.





Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment