Não existe "fórmula do sucesso"!

by 6:15 AM 0 comments


Muitos imigrantes que vêm para o Canadá sentem-se tentados, no afã de querer ajudar outras pessoas (ou, em alguns casos, de monetizar no YouTube), a passar "fórmulas de sucesso". Do tipo:

- Quando chegar aqui, vá morar em tal lugar... é o melhor!
- More nesta cidade. O clima é ótimo!
- Logo que chegar, compre um carro! Assim você poderá explorar lugares mais remotos, sem falar nas crianças!

Os exemplos podem ser muitos. E posso falar de cadeira, porque eu mesmo fiz muito isso na época do canal de YouTube. Na verdade não era o que eu queria fazer. Eu queria mostrar que havia opções diferentes, mas queria tanto que outras pessoas seguissem o que eu dizia (grande ilusão, não?) e não me expressava tão bem, que acabei falando algo que - hoje sei, após muita reflexão - não saiu da melhor maneira.

A verdade é que não há fórmulas de sucesso para viver aqui. Cada pessoa terá sua própria experiência, suas próprias aventuras, seu próprio caminho. E virá com seus próprios desejos e disposições para adotar um determinado estilo de vida.

Por isso, haverá a turma do carro e a turma do transporte coletivo. A turma da cidade grande e a turma da cidade pequena. A turma do centro da cidade e a turma do subúrbio. A turma da cidade muito fria e a turma da cidade menos fria. A turma do empreendimento e a turma do emprego. E por aí vai (e nem precisamos ser tão dualistas, porque há situações que geram múltiplas possibilidades).

É importante mostrar que o Canadá não traz apenas uma perspectiva. Como nós, brasileiros, muitas vezes preferimos perguntar a pesquisar, perigamos formar nossas opiniões a partir da vivência de alguém que não conhecemos e que pode ser muito diferente de nós. Por isso mesmo, nossa caminhada sempre terá um componente de tentativa-e-erro. É a vida!

Não tenho ilusões: as fórmulas de sucesso continuarão vindo. Seja pelas mãos dos marketeiros que ganham dinheiro com elas, seja pelas mãos de pessoas bem-intencionadas que respondem a perguntas da forma como podem. Mas não mais pelas minhas mãos. A cada dia mais, o que trago por aqui é a minha experiência, numa visão em primeira pessoa. Acredito que isso pode ajudar outras pessoas, mas elas podem exercitar sua própria visão crítica e seguir meus passos ou não, desde que queiram. Só que não vou ficar dizendo: "me siga"! Não! O que espero é que você perceba que aqui há inúmeras possibilidades, inúmeros caminhos a seguir... e que você, desejando, pode ter uma boa oportunidade de se reinventar!

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment