Cuidado: Crise habitacional em Ottawa à vista!!!

by 3:31 AM 0 comments


Não sei o que aconteceu em Ottawa nos últimos anos, mas alugar um imóvel por aqui está ficando muito mais difícil do que no passado. Sem falar na disparada dos aluguéis, mais sensível sobretudo nas regiões próximas ao centro.

Antigamente, alugar um apartamento por aqui era relativamente simples. Não havia tanta competição e era possível fazer todo o processo com tranquilidade e ter um melhor poder de negociação. Porém, principalmente a partir do verão de 2017, o fenômeno começou. Provavelmente as festividades dos 150 anos do Canadá contribuíram para isso, mas outros fatores podem estar influenciando. Sobretudo as políticas towards a walkable Ottawa emitidas pela prefeitura e o LRT, que vem aí no fim do ano.

Ottawa também pode estar atraindo estudantes e profissionais que estão fugindo dos preços insanos de Vancouver e Toronto. Em certas áreas, principalmente perto das universidades, o influxo de estudantes internacionais endinheirados é visível e os landlords agradecem. Jogam o preço dos aluguéis lá no alto e transformam a busca pela moradia em verdadeiras competições insanas onde quem não é muito rápido no gatilho dança, literalmente. O imóvel é disponibilizado e em poucos dias já está alugado. 

Há muita oferta de imóveis para venda, e os preços não aumentaram. Já estavam altos! Mas para locação, está muito difícil. Para quem está chegando, todo cuidado é pouco porque embora esse fenômeno ainda esteja restrito às áreas nobres próximas ao centro, é bem capaz que os alugueis como um todo subam de preço até mesmo em outras partes da cidade.

Com isso, onde morar nos primeiros tempos de Ottawa?

Mais do que nunca, eu recomendo a região de Vanier, onde você ainda encontra bons apartamentos de dois quartos por volta de mil dólares por mês numa região próxima ao centro e com boa infra-estrutura. Ou a região próxima ao Algonquin College, principalmente para os que vêm estudar lá. Para quem tem crianças e não deseja um apartamento, recomendo a região de Centrepointe, com preços semelhantes ao do subúrbio de Barrhaven mas sem as mesmas inconveniências de transporte ocasionadas pelo desenvolvimento pouco amigável aos pedestres e ao transporte público lá observadas, além do acesso mais difícil à cidade até mesmo para quem tem carro.

Ou então Gatineau, oui! Le Québec!

(Pequena digressão: se você quer um subúrbio, eu sinceramente prefiro Kanata. Ali é possível trabalhar e viver sem sair da região e todos os pontos positivos encontrados em Barrhaven também estão, sem falar que o acesso à highway é mais fácil. Ou então Orléans)

Mas não consigo evitar um questionamento: com esses preços e outros fatores (como a dificuldade para encontrar o primeiro emprego), será que Ottawa ainda vale a pena?

Vida Que Segue - Canada

Developer

Gratidão por sua visita! aqui você sempre será muito benvindo(a)!

0 comments:

Post a Comment